h1

Aulas

Aqui estará disponível o material de apoio das aulas.

 

 

>Aula 14.08.2007 [Competências do Comunicador Digital]

 

 

As TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação – de fato, revolucionaram o modo de vida contemporâneo. Ninguém mais se comunica, trabalha, pesquisa, faz levantamento de preços, lê notícias [etc.] da mesma maneira.

Nesse contexto, o que se espera de um comunicador digital??

Pollyana Ferrary – autora do livro Jornalismo Digital, acredita que o profissional do veículo digital, precisa carregar um grau maior de conhecimento das linguagens envolvidas em seu trabalho – áudios, videos, textos, animações, imagens -, se comparado com profissionais de outros meios. E deve aprender a criar hierarquias de importância para a notícia, necessita de boas noções de edição não-linear e, em alguns casos, deve saber casar a atualização online com o “produto mãe” em papel.

Pollyana aposta na idéia do jornalista digital como “empacotador” de informações. Alguém com jogo de cintura suficiente para adaptar conteúdo aos mais diversos formatos de distribuição – seja www ou wap. E sobreviver as mais diversas incumbências, como moderar chats e fóruns, elaborar enquetes e editar HTML. E, muito em breve, também empacotar para a TV Interativa.

E isso é só o começo. A autora lembra que as empresas jornalísticas exigem que o profissional de internet exerça uma função similar a de um gerente de produto que cuida, planeja, viabiliza financeiramente e até mantém vivo o produto.

Vamos discutir hoje sobre tais competências exigidas de um profissional digital.

Sugiro a leitura desse e-book: Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Autores: Nuno Magalhães Ribeiro, Luís Borges Gouveia e Paulo Rurato. Disponível para leitura na web

Sugiro ainda que vocês vejam este vídeo do Jesús Martin Barbero, um dos principais representantes do estudos em comunicação da América Latina. Ele classifica as competências de um comunicador contemporâneo em três grupos: históricas, lógicas e estéticas.

Assinala Martín Barbero que “nem sequer a operação de uma câmera pode ocorrer com uma certa capacidade criativa, sem um mínimo de conhecimento da história do aparelho, da história da fotografia, que não é só uma história do instrumento, mas uma história de modos de usar, de como se usou, em que circunstâncias…”

Para ele, um dos grandes desafios na formação do comunicador é “como recuperar, para a gente jovem, o conhecimento histórico, os nexos entre tecnologias, formatos, narrativas, gêneros…”.

Lorena Vieira.

 

>Aula 21.08.2007 Convergência dos Meios Digitais]

 

Media center, TVs interativas, ipods, iphone, dispositivos móveis (em geral) … Definitivamente, “Convergência” é o conceito da moda, quando se trata de Comunicação!

Mas o que é mesmo convergência? É o que vamos discutir hoje.

Sugiro a leitura desse artigo do Rámon Salaverría: “Convergência de meios” .

Lorena Vieira.

 

> Aula 11 de setembro de 2007 [Convergência Empresarial]

Conforme vimos na última aula, convergência é a trilha do futuro .. E essa tal convergência vai ditar as normas daqui pra frente .. Sendo a convergência o novo ordenador da comunicação, como ela reestrutura os diversos âmbitos? Como a convergência influencia o âmbito empresarial, por exemplo?  É o nosso assunto de hoje ..

Textos recomendados:

A redação do futuro – Fabiana Zanni  

Jornalismo e Internet – Dominic Gates via Observatório da Imprensa.

Vejam aqui vídeos [em inglês] sobre as inovadoras mudanças nas redações [agora colaborativas] do The Daily Telegraph  e do The New York Times.

Lorena Vieira.

 

 

>Aula 18 de setembro de 2007  [Convergência Profissional e de Conteúdos]

 

A partir da lógica iniciada nas aulas anteriores, falamos ainda sobre “Convergência”. O tema da aula de hoje é Convergência nos âmbitos profissional e de conteúdos. A Convergência profissional se expressa em duas áreas: a polivalência e a multiplataforma. Um jornalista da era da Convergência precisa desenvolver diversas novas habilidades [vide aula: Competências do Comunicador Digital]. Falando em Conteúdos, percebe-se, nesse “ambiente convergente” uma hibridação de gêneros e uma linguagem predominantemente multimidiática.

Na aula de hoje, aprofundaremos essas questões ..

Links importantes para aula de hoje:

Animoto – Site de edição de vídeo a partir de fotografias [vídeo demonstração]

Site do jornal espanhol El Mundo

Mais informações sobre Media Center

Textos recomendados:

O jornalismo do Século 21 – Observatório da Imprensa

O jornalismo como crise permanente – Folha Online especial 80 anos

 

Lorena Vieira.

 

>Aula 09 de outubro de 2007  [Modos de leitura da notícia: online e impressa]

 

 

 

 A leitura de uma notícia online segue os mesmos padrões da leitura de notícias impressas? O Insituto Poynter  – um centro de pesquisa especializado em Jornalismo – realizou em 2007  um estudo sobre o comportamento de leitura de notícias online e impressa.

Vamos nos deter sobre os resultados dessa pesquisa e pensar sobre como essas descobertas podem nos ajudar a experimentar padrões de design e de estrutura de narrativas eficientes para notícias online.

 

 Materiais adicionais

Lembram dos “Três tipos de leitores: contemplativo, movente e imersivo” da Lúcia Santaella? Links aqui e aqui para uma  breve revisão do tema.

Aqui slides sobre os efeitos dos elementos visuais na percepção da notícia – por Mário Kanno da Folha de S. Paulo.

Aqui mais um artigo sobre a leitura na tela e impressa. Pensem nisso quando forem projetar o design de um jonal eletrônico.

Lorena Vieira.

 

 >Aula 16 de outubro de 2007  [Arquitetura da Informação]

Passamos agora a uma segunda fase da disciplina. A partir de agora trataremos de temas ainda mais técnicos e estruturais. Na aula de hoje discutiremos a Arquitetura da informação.

Hoje, temos como válida a idéia de que vivemos a chamada Sociedade do Conhecimento.  A crise contemporânea seria justamente transformar informação em conhecimento. Mais informações deveriam representar mais oportunidades de compreensão do mundo. Mas isso não é o que acontece na prática.

Os MCM e mesmo a internet despejam em cima de nós volumes cada vez maiores de informação, dados e notícias a velocidades estonteantes. Somos massacrados por um volume de informação impossível de ser processado pelo ser humano.

Foi o arquiteto Wurman que cunhou o termo “arquitetura da informação” em 1960. O arquiteto da informação seria o indivíduo com a missão de organizar padrões de dados e tornar o que é complexo em algo mais claro.

A arquitetura da informação pode ser entendida como a união entre três campos tradicionais: a tecnologia, o design e o jornalismo.

Materiais adicionais:

Arquitetura da informação e jornalismo digital – artigo publicado no Webinsider. 

O site gliffy.com ofere um serviço muito interessante! É uma ferramenta online para a criação de diversos tipos de diagramas. Pode ser bastante útil na hora de organizar o wireframe [traduzindo: esqueleto] de um site.

Elaboração da estrutura – arquitetura da informação e organização do conteúdo no site avellar e duarte.

Lorena Vieira

 

 >Aula 05 de novembro de 2007  [Estudo de Caso – AI]

 

 

Veremos hoje os princípios da Arquitetura da Informação aplicados à construção de um portal de notícias. Analisaremos a apresentação elaborada por Laura Lessa (exibida no Curso de Arquitetura da Informação, realizado em São Paulo, em março de 2007), arquiteta de informação do portal de notícias da Globo, o G1.

 Materiais adicionais:

Vejam no link abaixo a propaganda do G1 exibida pela Rede Globo.  http://br.youtube.com/watch?v=7tvp2vs_YgI

Lorena Vieira.

Anúncios

4 comentários

  1. Ola professora…

    adorei muito sua ideia, e me interessei em fazer um site desse para eu administrar….

    Parabenss


  2. Olá Lorena,
    Estavamos precisando de aulas práticas. Sei que agora iremos melhorar nosso desenpenho em todos os aspectos. A aula está 10! Bju


  3. Ola amigos,

    Querem ver TV Gratis na web?

    acessam quaisquer um desses sites abaixo:

    beelinetv.com
    101.tv.to
    tvonlinegratis.net
    http://www.tvgratis.tv
    100antena.com
    http://www.sintonizate.net/televisao

    e o mais completo:

    http://WWW.TVTUGA.COM


  4. Oi Lorena, gostei muito da idéia de disponibilizar os materiais para os alunos aqui. Como faço para postar? Mando para seu e-mail? Abs



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: