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Como vender gelo a esquimó?

agosto 14, 2007

Vai um gelinho?

Detectar a audiência online continua sendo uma tarefa bastante complicada.

Como reação a uma mudança de critérios na auscutação da audiência online feita pela Nielsen/NetRatings, Robert Niles faz uma observação muito relevante:”A composição da audiência é, e sempre será, a métrica de importância primária para anunciantes”. A idéia de “tempo gasto em site” nem sempre reflete de maneira acurada seu valor para um anunciante.

Ou seja: antes de tudo conheça o perfil da sua audiência, saiba quem vai acessar sua publicidade. Esse antigo conceito continua sendo determinante. Continua difícil vender gelo a esquimós!

De que vale os usuários gastarem horas em um site, se eles não estão interessados no aqui está sendo anunciado? – pergunta Niles.

Além disso, diferentes anunciantes estão interessados em diferentes composições de audiência. Para um anunciante em um jornal local, a penetração local é o critério de composição mais relevante. De que adianta ele tentar vender, por exemplo, flores de uma floricultura local que está a milhares de quilômetros da residência do visitante ao site?

Por outro lado, sites que se dirigem para nichos de interesse, não estão particularmente preocupados com a localização geográfica da audiência. Pode-se vender um jogo de computador, por exemplo, para visitantes de qualquer lugar do mundo, desde que eles tenham o perfil correto para se interessar por esse produto.

Assim, em primeiro lugar os sites têm que mostrar que tipo de audiência estão atingindo, para só então haver alguma validade em termos de diferenciações de “tempo gasto” por usuário no site.

Texto completo do Robert Niles no Online Journalism Review.

Lorena Vieira.

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